Quais são os benefícios do Open Banking?

Com clientes cada vez mais exigentes e bem informados, às instituições financeiras tiveram que investir pesado em tecnologia para melhorar a experiência de seus usuários, o “Open Banking” é um exemplo bem prático disso.

O que é Open Banking?

Do inglês Open (aberto) Banking (Banco), esse termos simples, significa “banco aberto”. E na prática, o banco necessita realmente ser aberto, desta forma, disponibiliza um leque de opções para que os clientes tenham mais liberdade sobre suas informações financeiras.

Isso é feito utilizando-se a tecnologia do API (do inglês, Application Programming Interface que podem ser entendidas como um conjunto de rotinas e padrões definidos para trocar informações entre sistemas) que, por sua vez, ainda permite que a oferta dos serviços e produtos financeiros seja ampliada. Dessa forma a concorrência e a competição aumentam. Sabe como isso acontece? O Open Banking possui como premissa ter as APIs abertas disponibilizando, assim, diversos serviços e produtos.

Com essa tecnologia, o consumidor tem um ambiente seguro para realizar as operações online com total controle das informações pelo cliente. Essa tecnologia já é realidade no Reino Unido e outros países estudam sua implementação, como é o caso da Austrália, Japão, Estados Unidos, Hong-Kong e a União Europeia.

O Brasil não se encontra muito atrás, em fevereiro deste ano, iniciou a primeira fase dessa tecnologia. Vamos entender um pouco mais sobre essa tecnologia!

O Open Banking  na prática 

O cliente utiliza determinado banco há um bom tempo e essa entidade já o conhece, sabe quais as contas que foram pagas em dia, o valor dos salários depositados, empréstimos, prestações, perfil dos gastos. Resumindo, o banco conhece toda a parte financeira do seu cliente, mas somente ele sabe disso, os demais bancos não.

Assim, se o cliente decidir trocar de banco essas informações não serão conhecidas pela nova instituição financeira. Entretanto, o intuito do Open Banking é acabar com isso, ou seja, o cliente será capaz de levar todas essas informações para a instituição bancária que ele bem entender.

Com isso, ele não terá de começar seu relacionamento com a nova instituição totalmente do zero. Essa mudança é gigantesca e vai facilitar a vida de todos os clientes que pretendem migrar de instituição. Aqueles que somente desejam adquirir um produto financeiro novo também irão se beneficiar dessa mudança.

Trocar de banco é algo chato e que conta com um processo burocrático. Iniciar a utilização de um novo serviço muitas vezes não é uma experiência fácil. Geralmente toda essa dificuldade se deve ao fato de não conseguir oferecer algo mais personalizado como, por exemplo, limite de crédito mais adequado ao perfil do cliente.

Mas com o Open Banking esse cenário será totalmente modificado. Através dele será possível:

  • O cliente ao pedir um empréstimo a uma instituição financeira, permite que esta, por sua vez, possa ver o seu histórico já existente em outros lugares. Isso permite que os limites ou taxas de juros sejam muito melhores;
  • Desenvolver novos serviços e produtos. Com o Open Banking todo o mercado passa a ter um padrão e isso facilita o desenvolvimento desses itens.

As instituições financeiras terão um padrão de troca de informações, seja dos produtos oferecidos, seja dos dados dos clientes. Isso quer dizer que a tecnologia será a mesma e que as informações podem ser pegas por qualquer pessoa? 

Não é bem assim que a tecnologia Open Banking funciona. Essa tecnologia possui somente uma camada que vai ter a capacidade conversar e entender o histórico do cliente.

Através dessa camada, todas as plataformas que tenham o sistema terão acesso ao histórico do cliente, mas isso somente será possível se ele permitir. 

Caso ele queira compartilhar seu histórico com algum serviço ou simplesmente levá-lo para outra instituição poderá fazer sem complicação. Para que isso seja possível, essa tecnologia faz uso das APIs e muitas ferramentas para garantir a segurança dos dados.

API: o que é?

Application Programming Interface ou simplesmente API trata-se de uma parte do sistema cujo funcionamento é similar a uma área compartilhada que permite que outros sistemas se comuniquem. Por exemplo, quando um site é acessado o navegador mostra as informações que estão na API do servidor que hospeda a página.

No Open Banking isso ocorre de forma similar já que as APIs nada mais são que partes de diversos programas que são usados nos vários tipos de empresas. Mas se a comunidade quiser também pode abri-las e isso permite que terceiros consigam criar produtos tendo como ponto de partida as informações que se encontram nas APIs.

Com a API as informações do usuário podem ser solicitadas e usadas, mas somente terá acesso a tais dados se ele permitir. A proposta do Open Banking é que o mercado financeiro faça uso das APIs abertas visando facilitar o acesso a tais informações desde que o cliente permita.

Principais benefícios

Existem diversos benefícios que podem ser apontados com a utilização do Open Banking. Alguns dos principais são:

  • Aumento da competitividade;
  • Redução de custos;
  • Mais transparência;
  • Fontes de receitas mais variadas;
  • Taxas reduzidas;
  • Serviços com mais qualidade;
  • Informações mais seguras;
  • Melhora na experiência do usuário;
  • Redução do tempo de relacionamento junto às instituições financeiras;
  • Produtos personalizados para satisfazer as necessidades reais dos clientes.

O melhor é que os benefícios do Open Banking não atingem apenas o cliente pessoa física, mas também as empresas. Por isso, atrasar a utilização dessa tecnologia não se mostra a melhor opção. No Brasil, os primeiros passos no rumo dessa tecnologia já foram dados.

Conclusão

O Open banking é uma realidade e em pouco tempo fará parte dos nossos hábitos de consumo, ele visa o aprimoramento no atendimento e a melhoria na cibersegurança, com isso, a qualidade dos serviços oferecidos pelos bancos em geral, só tende a melhorar. 

E você, o que achou do Open Banking? Ele trará reais melhorias aos usuários dos bancos? 

Comente, deixe sua opinião e se precisar entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo e esclarecer um pouco mais sobre esta nova tecnologia e como ela pode melhorar a sua saúde financeira ou a de seu negócio!