A importância do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é de vital importância tanto para uma empresa quanto para a vida pessoal. É através dele que se torna possível alcançar sua liberdade financeira. Definir objetivos e metas estão diretamente ligadas a ele. Mas, para que isso se torne uma realidade é preciso saber como utilizar essa ferramenta.

A gestão financeira não é algo complexo de ser realizado, mas exige disciplina, determinação, constância e renúncia. A falta de uma abordagem na escola e, em conversas dentro de casa ser quase um tabu, acaba não preparando as crianças para enfrentar os desafios que a vida adulta exige quando o assunto é finanças.

Com ele, é possível estabelecer metas financeiras que vão do curto ao longo prazo e que são estratégicas para alcançar os objetivos. Mas isso não é tudo, pois o planejamento financeiro também pode servir de base para uma tomada de decisão mais consciente. 

O que é Planejamento financeiro?

Planejamento financeiro também pode ser entendido como organização e controle dos gastos e dos ganhos. Tudo isso tem um objetivo simples e muito importante: maior segurança e tranquilidade para tomar decisões quando o assunto envolve dinheiro. 

Através dele, a saúde financeira seja de uma pessoa ou empresa, passa a apresentar melhoras consideráveis o que gera uma qualidade de vida melhor. Se o desejo é manter a renda superior aos gastos, é fundamental fazer uso dessa ferramenta.

Ele necessita de toda uma organização em volta do orçamento e isso deve ser feito levando em consideração os objetivos e a montagem do plano de ação (O quê, Quem, Quando, Quanto, Como, Onde e Por quê são perguntas que devem ser respondidas na elaboração do seu planejamento).

Somente quando se tem controle do quanto ganha e dos gastos é que será possível tomar alguma providência consciente com relação ao dinheiro. Se não tiver informações quanto a isso, dificilmente conseguirá montar planos futuros.

Quando utilizá-lo?

Quem deseja alcançar determinado objetivo que necessite das finanças precisa traçar seu planejamento financeiro o quanto antes. Para dar esse primeiro passo é necessário anotar as primeiras ideias. Isso ajudará a chegar onde pretende, pois caso contrário, o rumo que irá tomar pode ser totalmente diferente do desejado.

Para fazer um planejamento das finanças não há um período específico para isso. O mais importante é contemplar a situação atual e definir claramente quais os objetivos que se deseja alcançar. A partir desses conhecimentos, o planejamento financeiro pode ser feito a qualquer momento.

Com relação ao tempo, o planejamento pode ser de curto (até 6 meses), médio (de 6 a 18 meses) e longo prazo (mais de 18 meses). Entretanto, seja qual for o tempo dele, tenha em mente que tão importante quanto o planejamento é sua execução e controle, agindo sempre de forma a alcançar suas metas estabelecidas.

Como planejar corretamente?

O planejamento financeiro é uma prática que deve ser monitorada e revisada constantemente. Após o plano ter sido traçado é necessário revisá-lo para que todas as possibilidades e limitações sejam consideradas. Para que ele perdure é necessário seguir alguns passos muito importantes que são:

Objetivos e Metas determinadas

Qual o objetivo relacionado às finanças? Essa é a primeira pergunta que deve ser respondida. É a partir disso que seu planejamento financeiro será estruturado. 

Com base no objetivo, defina as metas (quantifique e estipule prazos para cada uma delas). Mas atenção, essas metas precisam ser realistas, pois o que ocorre em muitos casos, é a perda de interesse e a desistência diante das sucessivas frustrações. É melhor ir subindo as metas na medida que a situação evolui, do que criar metas pouco prováveis de serem alcançadas ou impossíveis e acabar desistindo. 

Finanças controladas

Após a definição das metas é preciso fazer o controle das finanças. Saber quanto dinheiro entra, quanto sai e quanto sobra todo mês são informações de vital importância. 

Uma ótima forma de fazer esse controle é utilizando cadernos ou agendas, planilhas de controle financeiro ou mesmo aplicativos para smartphone. Hoje existem diversas soluções para lhe ajudar nesse processo. 

Onde será poupado

Com as finanças controladas é necessário definir quais as áreas que podem sofrer cortes com o intuito de poupar. Isso é muito importante, pois através desses cortes será possível construir sua reserva financeira que ajudará a alcançar as metas pretendidas. 

O ideal é cortar gastos desnecessários que muitas vezes nem são percebidos. Questionar se você pode e deve mantê-los, é uma maneira simples de dar os primeiros passos.

Entender como o dinheiro pode ser investido

Existem diversas opções de investimentos para todos os perfis de investidores. O ideal é saber quais irão ajudar a alcançar seus  objetivos e

O planejamento financeiro bem realizado é capaz de transformar positivamente a vida de qualquer pessoa e também dos empreendimentos.

Conclusão

Você já fez ou faz o planejamento financeiro? O que você percebeu que modificou a sua vida financeira? 

A Tecredi tem a solução financeira ideal para você ou sua empresa. Visite nosso site em www.tecredi.com.br ou entre em contato com nossos especialistas e descubra de que maneira podemos ajudá-lo a atingir seus objetivos financeiros.

Baixe nosso app e abra já sua conta digital isenta de mensalidade e com muitos outros produtos que facilitarão o seu dia a dia.